Artista do ano da Billboard pela quarta vez, segunda consecutiva, Taylor Swift está tendo um final de 2024 bastante intenso, com o fim da "The Eras Tour", os dez troféus no Billboard Music Awards, entregues na semana passada, e o retorno com destaque de "The Tortured Poets Department", ao topo da parada de álbuns dos EUA.
O novo álbum da artista já havia ficado na primeira posição há sete dias, depois que a "Anthology Edition" ganhou edições físicas, vendendo o equivalente a 420 mil cópias. No ranking atual os números seguiram altos, mais 240 mil unidades foram computadas.
Se este é um número impressionante por si só, ele surpreende mais ainda para um disco que já apareceu outras 18 vezes no topo desde maio. Em 2024, apenas em outras treze semanas o número 1 vendeu mais cópias, e em seis dessas ocasiões o campeão foi o próprio "Tortured Poets".
Portanto, não surpreende a aparição de Taylor no topo da lista dos artistas do ano - onde as posições são baseadas nos desempenhos na Billboard 200, a parada de álbuns, e o Hot 100, a de singles. Divulgados desde 1981, Swift também é a única artista a ter aparecido em primeiro lugar em quatro ocasiões.
O restante do top 10 teve outros seis artistas que já estavam no ranking de 2023, dois que retornaram após algum tempo de ausência - Billie Eilish e Kendrick Lamar - e uma estreante neste verdadeiro grupo de elite: Sabrina Carpenter, no quinto lugar.
Veja o top 10 (em parentesis a posição em 2023):
10 - Kendrick Lamar (-)
9 - Post Malone (10)
8 - Luke Combs (5)
7 - SZA (3)
6 - Billie Eilish (-)
5 - Sabrina Carpenter (-)
4 - Drake (4)
3 - Zach Bryan (6)
2 - Morgan Wallen (2)
1 - Taylor Swift (1)
O top 10 de álbuns da semana teve três novidades, sendo dois de artistas de K-pop: "Rosie", de ROSÉ, do BLACKPINK, estreou no terceiro posto e "Strategy", do TWICE, em quarto. "Fruitcake", o trabalho natalino que Sabrina Carpenter lançou no ano passado, apareceu no décimo lugar, após ganhar edições físicas e a estreia do especial da cantora na Netflix.
Fonte: Vagalume