Prêmio Da Hora

DELICIOSO PANETONE “GOTAS DE CHOCOLATE” DA D’VIEZ CHOCOLATES

Participe

Tempo restante:
OASIS: ministros da Irlanda trabalham em lei para banir precificação dinâmica

OASIS: ministros da Irlanda trabalham em lei para banir precificação dinâmica

Ministros irlandeses querem banir a chamada precificação dinâmica. A decisão surgiu após diversas críticas serem levantadas contra a Ticketmaster na última semana, quando ingressos para shows do Oasis tiveram os preços aumentados de acordo com a demanda — chegando a custar o dobro do valor inicialmente anunciado. 

Na Irlanda, a Lei de Venda de Ingressos entrou em vigor em 2021, proibindo a revenda de ingressos acima do valor nominal. O senador Timmy Dooley e os ministros Niamh Smyth e Jim O’Callaghan planejam apresentar uma emenda à lei (via BBC).

“A Lei de 2021 protegeu os fãs da experiência de perder ingressos e ver esses mesmos ingressos à venda em um site secundário por muito mais do que eles podem pagar ou gostariam de pagar", argumentou O’Callaghan. “Agora ela deve ser ampliada para que possamos proteger os fãs da experiência de ver ingressos ‘em demanda’ saltando significativamente acima do preço pedido que foi inicialmente anunciado.”

Medidas no Reino Unido

Diversos fãs do Oasis ficaram decepcionados ao tentarem garantir um ingresso para a turnê de 2025. A banda anunciou o retorno aos palcos na última sexta-feira, 27, com a reunião dos irmãos Liam e Noel Gallagher. 

Desde 2022, a Ticketmaster aplica a dinâmica de precificação sobre os ingressos vendidos na plataforma. Por isso, embora as vendas tenham começado no sábado, 31, com o valor de 200 libras, vários fãs foram surpreendidos com preços que chegaram ao dobro do inicialmente anunciado.

Ministros do governo anunciaram que incluirão a dinâmica de preços em uma consulta aos sites de revendas de ingressos que iniciará ainda em setembro deste ano. A secretária de Cultura, Lisa Nandy, afirmou que quer acabar com as "revendas fraudulentas" e assegurar que os ingressos sejam vendidos a "preços justos".

Nandy acrescentou que foi "deprimente ver um monte de preços inflados excluindo fãs comuns" dos shows. Ela revelou que os ministros também vão analisar "problemas sobre a transparência e o uso da dinâmica de preços, incluindo a tecnologia envolvendo os sistemas de filas, que os incentiva".

Lucy Powell, líder da Câmara dos Comuns do Reino Unido, foi impactada pelos altos preços, encontrando ingressos custando o dobro do valor inicialmente anunciado. No entanto, em entrevista à BBC Radio 5, ela ponderou: "É como o mercado opera".

Nesta segunda-feira, 2, a Advertising Standards Authority revelou que recebeu cerca de 450 reclamações sobre a venda de ingressos para os shows do Oasis." Estamos avaliando cuidadosamente e, por isso, não podemos fazer comentários no momento", disse porta-voz da organização. "Para enfatizar, não estamos investigando essas propagandas no momento."

O projeto de lei precisará ser votado pelos políticos para que seja sancionado pelo presidente da Irlanda Michael Higgins.

Fonte: Rolling Stone Brasil